Nosso primeiro sentido a ser desenvolvido - Aparelhos Auditivos - Audiomax SC

Nosso primeiro sentido a ser desenvolvido

Nosso primeiro sentido a ser desenvolvido é a audição. Mesmo antes do nascimento, os bebês podem ouvir sons e aprender com eles. Conversar com eles, contar histórias, cantar e tocar instrumentos musicais é fundamental e continua após o nascimento. Mesmo que não falem, continuarão a se desenvolver na fala do cuidador e da pessoa mais próxima. 

Os primeiros 3 anos de sua criança estão cheios de descoberta e crescimento incrível. Ele ou ela aprende a ficar parado, andar e, não menos importante, conversar. Se o seu filho sofre de perda de audição, sua capacidade de desenvolver discurso depende dos cuidados corretos desde o início.

O cérebro de uma criança precisa de estimulação sonora desde o primeiro dia para aprender a distinguir sons e reconhecer a fala. Como seu filho passa a maior parte de seus primeiros anos em casa, eles dependem fortemente de sua constante estimulação de som. Nenhum assunto é muito grande ou muito pequeno – basta falar.

Quanto mais você fala com seu filho, mais você influenciará o sucesso futuro de sua criança em falar, ler e escrever. Pode simplesmente falar o que vocês estão fazendo ou comentar o que estão vendo.

Como capturar a atenção do seu filho e promover habilidades linguísticas

Converse

Use o modo de pai/mãe: vogais alongadas, expressões faciais agudas e exageradas e frases curtas e simples.

Misture e expanda / retrabalhe

Use palavras e gramática diferentes. Se o seu filho falar algo, expanda ou retrabalhe a gramática sobre isso. Use entonação para destacar as palavras adicionadas.

Faça música

Cante músicas, recita rimas, jogue jogos de canto e faça música e barulho juntos usando instrumentos ou tudo que estiver disponível.

Leia livros

Leitura de diálogo, onde seu filho está ativamente envolvido no livro que você lê junto. Leia o mesmo livro várias vezes.

Envolva sua linguagem corporal e sinais

Use assinatura ou sinais simples com palavras. Lembre-se de usar sua linguagem corporal também.

Use objetos

Use objetos para iniciar conversas. Indique os objetos e nomeie-os.

Caso seja percebido através de exames a perda auditiva na criança, quanto mais cedo a criança receber os aparelhos auditivos, melhor. Com a tecnologia de hoje, é possível adquirir aparelhos auditivos nas primeiras semanas ou meses após o nascimento. 

Fique atento aos sinais de seus filhos e caso seja necessário agende uma consulta com um fonoaudiólogo ou otorrino. 

Deixe um comentário.

© Audiomax Santa Catarina.