1 em 6 adultos possuem algum grau de perda auditiva - Aparelhos Auditivos - Audiomax SC

1 em 6 adultos possuem algum grau de perda auditiva

A perda auditiva é frequentemente associada ao avanço da idade, mas isso nem sempre é o caso. Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, a condição aparece mais frequentemente após os 65 anos de idade.

As causas mais comuns de perda auditiva são idade ou exposição ao ruído alto. Mas a perda de audição também pode ser causada por infecção, ferimento na cabeça, tratamentos contra o câncer, tomar certos medicamentos ou defeitos de nascença.

Falando um pouquinho mais sobre as duas principais causas:

Perda auditiva relacionada à idade

À medida que envelhecemos, podemos perder a capacidade de ouvir sons mais suaves e agudos. O som dos pássaros é bastante fácil de viver sem, mas passar quando você perde algumas partes de um discurso é muito mais desafiador.

A perda auditiva relacionada à idade é causada pelo desgaste diário da vida do sistema auditivo, e os sintomas mais comuns são problemas para ouvir vozes suaves, bem como problemas para ouvir a fala quando o ruído de fundo está presente. Muitas vezes, os membros da família notarão perda auditiva relacionada à idade antes que a pessoa com a perda seja realmente incomodada por isso.

Perda auditiva induzida por ruído

Geralmente é causada por excesso de exposição ao ruído excessivo. Alguns exemplos de profissões que são mais suscetíveis ao ruído: área militar, policiais, trabalhadores da construção, trabalhadores de fábrica, agricultores, dentistas e professores de jardim de infância. Shows e apresentações com o volume muito alto também podem prejudicar a audição das pessoas. A exposição regular ao ruído alto irá acelerar a perda auditiva. É por isso que é importante sempre usar protetores auriculares se você estiver exposto a barulho excessivo.

Pensando nisso, separamos seis sintomas de perda auditiva para você ficar atento:

Sentir que as pessoas ao seu redor murmuraram ou falam baixo

Se você tem a recorrente impressão de que as pessoas a sua volta estão falando mais baixo ou de forma murmurada precisa ficar de olho pois pode ser um sinal de perda auditiva.

Dificuldade em conversar em restaurantes ou lugares lotados

Um ambiente com muito ruído ou pessoas conversando ao mesmo tempo tende a ser um desafio para pessoas com perda auditiva, pois as vozes se misturam e requer um nível maior de concentração do paciente.

Aumentar o volume da sua TV, rádio ou telefone

Se você notar que o volume da sua televisão, seu radio ou telefone/celular estão cada vez mais alto procure um fonoaudiólogo e faça um exame de audiometria, esse é um dos sintomas mais comuns para quem tem perda auditiva.

Pedir para repetir

Muitas o paciente com perda auditiva pede para que os amigos ou familiares repitam o que falaram pois sentem uma maior dificuldade de entendimento.

Leitura labial

Fazer leitura labial ou olhar para o rosto das pessoas enquanto estas estão falando é outro sinal de perda auditiva. Muitas vezes o paciente faz isso de forma inconsciente, então é necessário ficar atento.

Perda dos sons do dia a dia

Se você começa a perceber que alguns sons não fazem mais parte da sua rotina, o ideal é procurar o seu fonoaudiólogo. Alguns sons como o twitter dos pássaros, os passos ou o relógio, desaparecem aos poucos e o paciente muitas vezes nem se da conta, percebendo a falta deles apenas quando volta a escutar.

Deixe um comentário.

© Audiomax Santa Catarina.