Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) vs Amplificadores de Som - Aparelhos Auditivos - Audiomax SC

Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) vs Amplificadores de Som

por Eduardo Crespim – Acadêmico em Fonoaudiologia. 

Se você é usuário de aparelho auditivo ou está buscando por seu aparelho ideal, já deve ter se deparado com anúncios de supostos aparelhos auditivos em sites de venda online que anunciam esses aparelhos com valores bem abaixo do comum. A verdade é que esses aparelhos não possuem similaridade tecnológica com os aparelhos auditivos convencionais e além disso eles podem piorar a sua audição. Preparamos alguns tópicos importantes que explicam a diferença entre eles.

 

Tecnologia

Para entender um pouco mais sobre as réplicas de aparelho auditivo, também chamadas de amplificador de som, devemos entender como os verdadeiros aparelhos funcionam, começando pela questão principal, a tecnologia.

Os aparelhos de amplificação sonora individual, chamados de AASI, possuem uma tecnologia muito avançada no seu interior. Essa tecnologia é capaz de ajustar o som do ambiente através de frequências diferentes. As frequências nada mais são do que o tipo de som que nós escutamos. O barulho da buzina de um caminhão é forte e grave, diferente do cantar de um passarinho, que é menos intenso e mais agudo. No nosso dia a dia estamos cercados por diversas frequências diferentes, todas elas se juntam para formar o som.

Já os amplificadores não possuem essa tecnologia, na verdade o que eles fazem é aumentar todo o som do ambiente. Imaginamos que você está em uma rua conversando com alguém e um caminhão buzina, o amplificador de som vai aumentar tudo, a voz da pessoa que está falando com você e o som da buzina do caminhão. Isso faz com que você se irrite com o barulho alto, além de piorar a sua audição devido ao som alto que vai ser emitido pelo amplificador. O AASI em uma situação idêntica, consegue aumentar somente o volume da fala e ainda diminuir os sons abruptos, aumentando o nível de conforto sonoro e não prejudicando a saúde auditiva.

Sendo assim, o AASI tem a capacidade de trabalhar o ganho auditivo (aumento do som), em cada frequência específica, isso faz com que o aparelho seja ajustado exclusivamente para o usuário e por esse motivo ele tem o nome de aparelho de amplificação sonora individual. Da mesma forma que os óculos possuem um grau específico para cada pessoa, os aparelhos também são ajustados de forma individual para cada usuário, o que nos leva ao próximo tópico.

 

Regulagens

Como já vimos, o AASI é regulado exclusivamente para um usuário e esses ajustes devem ser feitos por um profissional qualificado. Quando falamos de audição falamos de saúde, o fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde responsável por fazer toda a adaptação e regulagem do aparelho auditivo. Sendo o AASI uma prótese auditiva, existe uma série de cuidados e sessões de reabilitação e terapia que devem ser realizadas pelo fonoaudiólogo até que o usuário do aparelho esteja totalmente acostumado com o som. Por esse motivo, o AASI é vendido em clínicas especializadas.

Nenhum AASI é vendido pela internet ou sem os cuidados do fonoaudiólogo, diferente dos amplificadores que você encontra na internet de forma mais barata e que não são reguláveis, não trazem especificações técnicas nem orientações profissionais.

 

Componentes

A única similaridade que o AASI tem com os amplificadores é a estética, eles não são exatamente parecidos porém possuem uma certa similitude. Conhecer os componentes de um AASI pode facilitar a reconhecer os falsos aparelhos.

Hoje em dia existem vários tipos de aparelho, porém todo AASI precisa ter um receptor e um microfone, em alguns aparelhos esses componentes ficam na parte interna e em outros o receptor é acoplado na ponta do aparelho.

Outra questão é o encaixe do aparelho no ouvido do usuário. O AASI possui diferentes sistemas para adaptações, que podem ser através de olivas, moldes e micro moldes, o que varia de usuário para usuário. Já os amplificadores não contemplam essa variedade, normalmente oferecem um encaixe mais rígido com uma oliva padrão, tornando a utilização mais desconfortável.

Os aparelhos de uso interno (que não ficam expostos sobre a orelha), em sua maioria são fabricados a partir de um molde da parte interna do ouvido do paciente, fazendo com que o AASI seja mais eficaz enquanto a ganho auditivo, e menos perceptível. Os amplificadores que se vendem como aparelhos de uso interno não tem essa característica, são confeccionados para qualquer pessoa sendo totalmente visíveis.

 

Preço

Sem dúvida a maior diferença entre AASI e amplificador é o preço entre eles, não é de se esperar que o valor baixo do amplificador seja o principal motivo do seu destaque. Porém, alguns aspectos do AASI devem ser levados em consideração quando falamos de preço, o primeiro deles é a sua fabricação. Ainda não existem no Brasil empresas fabricantes de aparelho auditivo, todos os aparelhos são importados, o que aumenta os valor do AASI no nosso país.

Outro aspecto a ser frizado é a tecnologia inserida nos aparelhos, que tem uma capacidade incrível em um espaço extremamente pequeno. Essas microtecnologias são caras e demandam tempo de pesquisa e estudo, isso faz com os aparelhos já possuam um valor alto nos países de origem onde são fabricados.

Além dessas questões importantes, vale ressaltar que o AASI é um aparelho de auxílio a uma função comprometida do organismo humano, a audição.

Assim como prótese dental, prótese de membros do corpo, a prótese auditiva é algo sério. Você confiaria em comprar algum tipo de prótese pela internet e assim que receber você mesmo faria os ajustes necessários?

Sendo assim, os valores de AASI além de agregar toda uma questão tecnológica e burocrática, também agrega a preparação, cuidado, profissionalismo, atenção e toda a intervenção fonoaudiológica necessária para que o usuário de AASI consiga usufruir da melhor qualidade sonora que seu aparelho consiga oferecer.

 

Concluímos, que por mais que o AASI tenha um valor mais alto, ele é uma das soluções para a reabilitação auditiva. Um profissional qualificado, seja o fonoaudiólogo ou até mesmo um médico otorrinolaringologista, jamais irá indicar um amplificador como solução de reabilitação. O alto nível de tecnologia, o melhor conforto na audição, o acompanhamento profissional e a segurança que o AASI fornece, torna ele superior ao amplificador de som. 

 

Vamos pontuar as questões discutidas.

AASI

  • Possui tecnologia avançada capaz de ajustar o som por bandas de frequência;
  • Melhor conforto e qualidade sonora;
  • Não prejudica a audição;
  • Acompanhamento fonoaudiológico durante a fase de ajustes até a total adaptação;
  • Regulado única e exclusivamente para cada usuário;
  • Diferentes formas de adaptação;
  • Tecnologia sempre atualizada;
  • Indicado pelos médicos.
 

Amplificador

  • Aumenta o som de todo ambiente;
  • Não possui uma boa qualidade na reprodução do som;
  • Não é confortável;
  • Pode prejudicar a audição;
  • Não há acompanhamento de profissionais qualificados;
  • Não realizam ajustes e regulagens;
  • Forma de adaptação única para cada modelo;
  • Não entrega tecnologia avançada;
  • Não há indicações.

 

Fonte: Tratado de Audiologia, Segunda Edição 2015 – Seção 6 Aparelho de Amplificação Sonora Individual

 

Deixe um comentário.

© Audiomax Santa Catarina.